INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Estamos no ano de 2018 e, na Sé de Leiria, foi encontrado um livro muito antigo, que se encontra bastante danificado.
Foi contratado um arqueólogo que analisou o livro, tendo verificado que este continha páginas de várias épocas. Em algumas, a datação por carbono aponta para o século XVI, mas outras são mais recentes, do século XX… Faltam algumas páginas e outras estão danificadas. Após a análise pormenorizada, verificou-se que algumas páginas do livro foram queimadas e outras apresentam marcas de pedras.
O arqueólogo informou a Diocese que este livro deve ter sido criado no século XVI, e sofreu alguns maus tratos aquando do terramoto de 1755, no qual caiu a fachada da Sé de Leiria, bem como das Invasões Francesas, entre 1807 e 1811, em que a cidade de Leiria foi assolada por vários incêndios. Algumas páginas absorveram humidade devido ao local onde este se encontrava escondido.
É urgente recuperar a história escrita neste livro. Por isso o Sr. Bispo pediu a ajuda aos melhores historiadores e arqueólogos do país para desvendar os seus mistérios, que são muito importantes para a comemo-ração do centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima.
Os vossos nomes constam da lista dos melhores historiadores e arqueólogos: contamos com a vossa preciosa ajuda!
O desvendar destes enigmas está nas vossas mãos!
Comentários
Enviar um comentário