5º ao 7º ano da Catequese e Exploradores

16 de junho de 2018 | Leiria
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Queridos adolescentes,

Eu sou Pedro, primeiro Papa, a quem Jesus confiou um dia a sua Igreja. O meu nome era Simão e conheci Jesus através do meu irmão André. Éramos ambos pescadores com o nosso pai, mas conhecer Jesus mudou a minha vida e a minha profissão. Deixei as redes para O seguir.

Nem sempre procedi da melhor forma para com Ele. Duvidei e, por medo, cheguei até a negar conhecê-Lo. Mas Ele conhecia-me e um dia, antes de partir para junto do Pai, chamou-me e, depois de me perguntar por três vezes se eu O amava - tantas vezes quantas as que eu O tinha negado - disse-me: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»

Escrevo-vos agora a vós, adolescentes da Diocese de Leiria-Fátima, desde a outra margem. Daqui, onde estou, as minhas cartas são o único meio de me fazer presente entre vós e levar-vos a minha mensagem. Quero acompanhar-vos durante esta viagem de descoberta da vossa Diocese, das vossas paróquias e comunidades, e desejo dar-vos a conhecer aquilo que me cativou no Senhor Jesus, e que me fez segui-Lo e levar ao mundo a mensagem que nos trouxe no seu Evangelho.

Tal como eu, também muitas pessoas na vossa Diocese foram construtoras da Igreja que hoje tendes: pessoas simples e humildes, estudiosos e homens e mulheres cultos, padres, consagrados(as), bispos... enfim, todos os que fazem parte desta igreja de Cristo.

Sei que a história da vossa Diocese vem desde 1545. Depois foi extinta e, no dia 17 de Janeiro de 1918, foi restaurada. É esta história que vos convido a conhecer e a levar a quantos vos rodeiam, quando chegarem às vossas casas.

Hoje sois meus discípulos, Por isso vos envio a esta Festa da vossa diocese de Leiria-Fátima para escutar a sua história, para festejar a Igreja/comunidade que sois hoje e, tal como eu e os outros apóstolos, para sair e percorrer o caminho até aos que esperam conhecer a mensagem do Evangelho de Jesus.

Por isso, deixo a cada um de vós as palavras que Jesus me dirigiu: «Faz-te ao largo!»

Pedro

Comentários